
COMUNIDADES
As comunidades escolhidas para receber o projeto são localizadas no entorno e áreas da Bacia do Rio Verde, entorno da represa que fornece água para a Petrobras.
Conheça os locais.
-
Curitiba
De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE (2022), a população da capital paranaense é de 1.773.733 pessoas com um crescimento de 1,2 % em 12 anos. Embora, apresente indicadores positivos maiores que outras metrópoles do país o poder público da cidade tem muitos desafios na área social.
Tatuquara e o Campo do Santana, localizados na região sul da cidade, sofrem os impactos sociais, ambientais do crescimento acelerado. A região é habitada por 124.759 pessoas (IBGE/IPPUC 2020) e tem recebido projetos estruturantes e inovadores, de viés sustentável e de grande alcance social. O Projeto Comunidades e Cooperativas: Plantando e Produzindo Sustentabilidade está na comunidade para somar às ações governamentais e criar novas possibilidades para os jovens.
-
Campo Largo
O Censo de 2022 indicou um cenário de crescimento do município de Campo Largo que hoje é o 14º em número de habitantes no estado do Paraná. São 136.327 habitantes, 23 mil moradores a mais desde o censo de 2010, quando a população campo-larguense era de 112.377 pessoas. Os desafios do rápido crescimento são inúmeros e o poder público está empenhado em criar soluções inovadoras para o atendimento da população. As comunidades envolvidas no projeto são: Jardim Três Rios, Jardim Acácias, Jardim Florestal, Jardim das Palmeiras, Jardim das Palmas, Jardim Iruama, Jardim das Camélias, Gorski, Águas Claras, todas localizadas na Bacia do Rio Verde, entorno da represa que fornece água para a Petrobras.
-
Araucária
Araucária, situada na região metropolitana de Curitiba, é um dos municípios que mais se destaca na área industrial. A gestão pública assumiu o desafio de aliar o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Neste cenário, o Comunidades e Cooperativas: Plantando e Produzindo Sustentabilidade vem para unir forças com o fortalecimento das comunidades.
Entre os bairros assistidos pelo projeto estão: Tindiquera, Thomaz Coelho, Jardim Alvorada, Costeira e Capela Velha, localidades em situação de vulnerabilidade social. Todas no entorno da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), uma das mais importantes do país.