Cooperativas

Por definição, uma cooperativa é  uma associação de pessoas com objetivos econômicos e sociais comuns que se organizam de forma democrática e sem fins lucrativos e colaboram entre si. Os cooperados são considerados "donos do negócio" e participam das decisões da cooperativa. A cooperativa é uma sociedade de natureza civil. Os próprios associados, seus líderes e representantes têm total responsabilidade pela gestão e fiscalização da cooperativa.

As cooperativas são baseadas em princípios como humanismo, liberdade, igualdade, solidariedade e racionalidade. 

As cooperativas promovem o ciclo virtuoso de desenvolvimento, que começa com pessoas que se unem por um propósito e crescem juntas. Isso gera mais trabalho e renda na região e aquece a economia local. As pessoas começam a consumir mais, resultando em prosperidade para o negócio, para as pessoas e para a comunidade. Os associados, como donos do negócio e dos resultados, conhecidos como sobras, podem reinvestir ou distribuir entre eles esses ganhos extras.

O Sistema UNICAFES Paraná - União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Regime Jurídico de Associação, foi constituído em outubro de 2005, com o intuito de fazer representação das suas filiadas. Após alguns anos de atuação, identificou-se uma grande fraqueza nas cooperativas, que era a comercialização. Surgiu, então, a necessidade de organizar também a comercialização das cooperativas, por meio de uma cooperativa de segundo grau, ou seja, uma cooperativa de cooperativas. No ano de 2011, foi constituída a Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná (FECAFES/PR), denominada até então Federação UNICAFES Paraná, com Regime Jurídico Cooperativa de Segundo Grau, para organizar a comercialização dentro do sistema e fortalecer as cooperativas filiadas ao sistema Unicafes. É constituída por cooperativas agropecuárias voltadas para a produção e comercialização. Durante alguns anos, Associação e Federação atuavam juntas, com mesma sede e mesma direção. Poucas coisas diferenciavam as organizações: enquanto a Associação era voltada 6 para a representação política cooperativista, além de captação e execução de projetos sociais voltados para a agricultura familiar e economia solidária, a Federação buscava organizar as cooperativas para se fortalecerem nos mercados institucionais.

Algumas vantagens de integrar uma cooperativa são:

  • Acesso a crédito e bens de consumo com taxas e preços menores;

  • Taxas de rentabilidade melhores em cooperativas financeiras;

  • Riscos mais baixos nos investimentos;

  • Participação na divisão de resultados anuais da cooperativa.