Plantando oportunidades - boletim #1

Primeiros passos de um projeto que vai transformar vidas

Nos primeiros quatro meses de jornada, nossa equipe esteve focada em construir as bases sólidas para umprojeto que promete transformar realidades. Foram meses de preparação intensa, formações, escutas e conexões com as comunidades que farão parte dessa caminhada. Primeiros passos de um projeto que vai transformar vidas

Formação e Capacitação da Equipe

Todos núcleos do projeto tiveram contatos com rodas de avaliação, discussão sobre a realidade local, atividades individuais e coletivas e exposições de diferentes metodologias e formas de construção de conhecimentos. Esses encontros contaram com rodas de conversa, dinâmicas, avaliações e a troca de saberes — tudo para garantir uma atuação sensível e eficaz junto aos jovens participantes. Iniciamos uma série de visitas e reuniões locais para garantir espaços adequados para as aulas e fortalecer o vínculo com lideranças comunitárias.

Foram realizadas atividades de sensibilização em Campo Largo, Araucária e Curitiba. A equipe realizou abordagens de cadastro dos alunos no bairro Partenope e em Águas Claras. Foram feitas reuniões de parceria na Secretaria da Saúde e na Secretaria da Educação com objetivo de ter apoio institucional para o contato com as comunidades e local para as aulas práticas.

Em Araucária a sensibilização dos jovens aconteceu de forma simultânea em várias localidades da comunidade Capela Velha, contando com apoio logístico dos núcleos, assim como outras reuniões com as associações.

Em Curitiba a equipe do projeto esteve em reuniões de aproximação das comunidades no Tatuquara, onde participaram de reuniões no Gabinete Geral e com o movimento social e três comunidades de ocupação. Foi realizado também articulação com o setor de saúde da FUNAI para mobilização dos jovens indígenas nas áreas de atuação do projeto.

Além das divulgações presenciais nas comunidades, a equipe participou de uma entrevista na rádio Pirilampo de Campo Largo, além de contato com lideranças políticas como os deputados estaduais Renato Freitas e Goura Nataraj, em busca de divulgação e apoio para o projeto.

Mobilização e Divulgação www.comunidadesecooperativas 

Anterior
Anterior

Plantando oportunidades - boletim #2