Realização

Parceria

INSCREVA-SE JÁ!

quer fazer parte?

O projeto Comunidades e Cooperativas: Plantando e Produzindo Sustentabilidade, da Fecafes em parceria com a Petrobras, foi pensado para vocês jovens de 19 a 29 anos, que estão buscando mais oportunidades e querem fazer a diferença, tanto para a própria vida quanto para a sua comunidade e para o planeta. Por quê? O projeto soma COOPERATIVISMO com SUSTENTABILIDADE.

Onde acontece?

Em algumas comunidades das cidades de Araucária, Campo Largo e Curitiba. Os jovens podem escolher entre a capacitação em Agroindústria e Produção Vegetal e se quiserem, podem concluir o ensino médio.

Além da formação profissional dos jovens, os agricultores familiares locais vão receber apoio na certificação orgânica. Isso quer dizer que, quem fizer parte do projeto ajudará a levar comida saudável e responsável para a comunidade e ainda fortalecerá um meio de produção que respeita a natureza e as pessoas.

CURITIBA

ARAUCÁRIA

CAMPO LARGO

Perguntas

frequentes

Qual a duração do projeto? Como ele está sendo organizado?

O projeto terá 3 anos de duração dividido em duas turmas de formação. A primeira turma começa agora, já a segunda daqui a 15 meses. O cadastramento dos jovens nas 16 comunidades acontece com o apoio dos líderes comunitários.

Como eu me inscrevo para participar?

Se você mora em Curitiba nos bairros Tatuquara e Campo Santana, em Campo Largo, nas comunidades: Jardim Três Rios, Jardim Acácias, Jardim Florestal, Jardim das Palmeiras, Jardim das Palmas, Jardim Iruama, Jardim das Camélias, Gorski e Águas Claras e em Araucária, Tindiquera, Thomaz Coelho, Jardim Alvorada, Costeira e Capela Velha e tiver interesse deve procurar as lideranças comunitárias de seu bairro.

E Como se dará a distribuição de vagas?

Jovens de 19 a 29 anos, sem renda das famílias destas comunidades.

São quantas vagas e quais os critérios de seleção?

No total são 350 beneficiados com o projeto ao longo de 3 anos, dividido em 2 turmas. Os critérios serão:

  1. ausência total de renda do jovem, ou seja, jovens que não disponham de nenhuma renda, nem recebam benefícios sociais;

  2. jovens que tenham como única fonte de renda benefícios sociais e que em sua composição familiar existam crianças menores de 10 anos;

  3. jovens que tenham como única fonte de renda benefícios sociais.

Os jovens que tiverem dúvidas na escolha da capacitação podem contar com algum apoio?

Sim. Durante todo o processo os jovens terão acompanhamentos dos técnicos (engenheiros agrônomos, veterinários, nutricionistas, economistas, etc) além de uma orientação pedagógica e assistência social.

Está previsto algum auxílio financeiro?

Sim. Como forma de incentivo e manutenção de permanência dos  jovens selecionados ao longo do desenvolvimento do projeto, eles receberão uma bolsa-auxílio com valor mensal de R$ 300,00 reais para cada um, durante o período das capacitações, no total de 15 meses, contanto que, eles frequentem regularmente o curso.

Entre em contato.